Analise e entendimento
1 - Que tipos de consciência se destacam na filosofia e no filosofar ? Justifique
Resposta: Podem-se distinguir dois tipos de consciência, a consciência imediata e a refletida. A consciência imediata ou espontânea caracteriza-se por ser a que remete para a existência do Homem perante si mesmo, no momento em que pensa ou age. A consciência refletida ou secundária é a capacidade do Homem recuar perante os seus pensamentos, julgá-los e analisá-los.
2- Algumas noções do senso comum escondem ideias falsas parciais ou preconceituosas enquanto outros revelam profunda reflexão sobre a vida. Como você explica essa contradição?
Resposta: O senso comum reflete o entendimento médio, comum das pessoas. São usualmente generalizações, cuja origem ou fundamentação inicial perdeu-se de vista.
3-O que são a atenção e a reflexão? Quando as exercitamos? O que se consegue com elas.
Resposta: Atenção: Consciência do outro – a consciência concentra-se nos objetos exteriores. Alcança-se, por intermédio dela, a dimensão da alteridade ou da objetividade.
Reflexão: Consciência de si – a consciência concentra-se em si mesma. Alcança-se, por intermédio dela, a dimensão da interioridade, da subjetividade ou da identidade.
4- De que depende o desenvolvimento da consciência critica ?
Resposta: Ter em conta os limites do senso comum é muito importante, para não cair em armadilha das opiniões e das aparências.
5- Destaque as semelhanças e as diferenças entre o saber da ciência e o saber da filosofia. Resposta: A filosofia se assemelha com a ciência justamente por ser racional e por não acreditar em nada por boa fé. A ciência, no entanto, é mais metódica que a filosofia. O cientista já sabe aonde quer chegar, ainda no ponto de partida de sua investigação. Ao contrário das ciências, a filosofia opera através de conceitos traduzidos na linguagem, seja ele escrita ou falada.