ECONOMIA PROF MAXIMO Documento
Hans Rosling: a ascensão da Ásia Hans Rosling era um jovem estudante na Índia quando ele percebeu pela primeira vez que a Ásia tinha todas as capacidades para recuperar seu lugar na força econômica dominante mundial. Ásia vai recuperar a sua posição dominante como a parte principal do mundo, como costumava ser, ao longo de milhares de anos.Tentando prever com precisão em que ano a renda média por pessoa, na Índia, na China, vai chegar a do Ocidente. E como crescer uma economia da Índia para o tamanho do Reino Unido com um bilhão de pessoas. E quando é que a remuneração média, o dinheiro para cada pessoa, por mês, na Índia e na China, quando será que agora a de Reino Unido e nos Estados Unidos?
Mas vamos começar com um fundo histórico. Em 1858 foi um ano de grande avanço tecnológico no Ocidente. E termina assim: "Este telégrafo é um instrumento fantástico para difundir a religião, a civilização, a liberdade ea lei em todo o mundo."Essas são palavras agradáveis. Em 1858 foi também de bacias hidrográficas ano na história da Ásia. 1858 foi o ano em que a revolta corajosa contra a ocupação estrangeira da Índia, foi derrotado pelas forças britânicas. E a Índia era até 89 anos, mais da dominação estrangeira.
1858 na China foi a vitória na Guerra do Ópio pelas forças britânicas. E isso significava que os estrangeiros, como dito no tratado, foram autorizados a negociar livremente na China. Significava pagando com ópio para produtos chineses.
E 1858 no Japão foi o ano em que o Japão teve que assinar o Tratado de Harris e aceito comércio em condição favorável para os EUA. E eles foram ameaçados por esses navios negros lá, que estavam em Tóquio porto ao longo do último ano. Mas, no Japão, em contraste com a Índia ea China, manteve a sua soberania nacional. Na verdade, se voltarmos para o registro histórico, houve um tempo em centenas de anos atrás, quando a renda per capita na Índia e na China foi ainda superior ao da Europa. Mas 1850 já