analise e desenvolvimento de sistemas
Os índices são recursos físicos que visa otimizar a recuperação de uma informação por método de acesso. Seu objetivo principal esta relacionado com a performance de um sistema .
Temos vários tipos de índices tais alguns deles citados abaixo :
Índices B-tree: Os índices B-tree proporcionam acesso eficiente para consultas de intervalo (A menos que o numero de linhas acessadas se torne grande demais). A atualização de B-tress é relativamente eficiente.
Índices bitmap : Suponha que a tabela a indexada T contenha n linhas. Então um índice bitmap sobre a coluna C da Tabela T contem um vetor de n bits para cada valor possível de C, definindo o bit correspondente a linha r se alinha r contem o valor aplicável na coluna C. Esses índices são eficientes para consultas envolvendo conjuntos de valores embora se tornem menos eficientes quando os conjuntos ficam grandes demais.
Índices hashing : os índices hashing são eficientes para acesso a linhas especificas . O custo computacional é proporcional ao numero de linhas desde que a função de hashing não precise ser estendida para acomodar valores de chaves adicionais.
Índices multitabelas : em essência uma entrada de índice de multitabelas contem ponteiros para linhas de diversas tabelas em vez de ponteiros para linhas em única tabela. Esses índices podem melhorar o desempenho de junções e a verificação de restrições de integridade de multitabelas .
Indices booleanos: um índice booleano indica para quais linhas de determinada tabela expressão booleana especificada e avaliada como true (verdadeira ). Tais índices são particularmente valiosos quando a expressão booleana relevante e um componente comum das condições de restrição.
Indices funcionais : um índice funcional executa a indexação das linhas de uma tabela não com base nos valores dessas linhas, mas sim no resultado da chamada de alguma função especificada sobre esses valores.
Referencias :
Projeto de banco dados - Felipe