analise swot
Por vezes é necessário reconsiderar as estratégias de negócios, para avaliar a nossa posição e os nossos produtos ou empresas em relação ao mercado. Às vezes é necessário analisar novas ideias e propostas – e o sentimento é o de como se fôssemos um comandante no meio do campo de batalha – e isto é necessário para avaliarmos o terreno para as batalhas que estão por vir, ponderar sobre posições vantajosas e desvantajosas, estimar as forças e pontos fortes do oponente.
A aplicação da análise Swot permite sistematizar todas as informações disponíveis e obter uma leitura transparente do ”campo de batalha”, de modo a poder tomar uma decisão ponderada e objectiva.
SWOT é uma sigla que indica a primeira letra das palavras Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats (Pontos fortes, Pontos fracos, Oportunidades e Ameaças) e é uma definição das fraquezas e fortalezas de uma empresa, bem como as oportunidades e ameaças inseridas no seu ambiente.
Seguem alguns exemplos de assuntos para a aplicação da análise SWOT:
A empresa (sua posição no mercado, viabilidade comercial, etc...)
Um método de distribuição
Uma marca ou produto
Uma ideia de negócio
Estratégias para penetrar em um novo mercado ou o lançamento de um novo produto
Uma oportunidade de expansão do negócio
A escolha de um parceiro potencial
A escolha de um fornecedor
Uma estimativa de oportunidades de investimento
Um Swot clássico é semelhante a uma tabela com os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças.
Pontos Fortes
Oportunidades
Pontos Fracos
Ameaças
Isto pode parecer fácil – completa-se a tabela e a análise SWOT está pronta. Mas os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças podem acumular-se tanto a ponto de não conseguirmos distinguir qual deles tem uma maior ou menor importância.
É nestes casos que a técnica de Mapas Mentais pode trazer uma vantagem interessante.
Uma representação visual da informação pode