Analise socratica
1. Desenvolva uma interpretação sobre o pensamento acima e finalize com um exemplo sobre o nosso cotidiano.
Temos opiniões diferentes sobre algo específicos, porém, muitas vezes nossa opinião é tão convicta que acabamos a interpretar como conhecimento, mas o conhecimento verdadeiro é um só, pois as diferenças existem e isso as tornam únicas e exigem respeito por sua diversidade.
Como exemplo podemos citar acontecimentos cotidianos, como quando acabamos de conhecer uma pessoa em um lugar qualquer e formamos uma opinião sobre ela sem nem ao menos conhecê-la, criando a sensação de que ela seja uma pessoa chata, cheia de frescuras, entre outras características que podemos dar precipitadamente, após um tempo de convivência quando passamos a conviver e conhecê-la, nossa opinião muda, porque esta não foi consolidada em cima de uma verdade, e sim especulações, quando isso acontece é porque estamos caminhando para a verdade sobre ela, para entender sua essência.
2. A partir desse pensamento socrático, explicite a utilização dos conceitos de lógica, de conhecimento, de opinião e de verdade.
Estes conceitos são utilizados a todo momento em nosso dia-a-dia, podemos afirmar que boa parte da sociedade expressa ama opinião como se tivesse todo o conhecimento. Estudar é necessário antes de expor uma ideia, e quando falamos em pessoas, é preciso aprofundar nossas relações com ela para chegar a sua verdade.
Temos que formar nossa opinião em cima de fatos verídicos, para não falarmos do que não conhecemos. Caso conheçamos é melhor que não expressemos opiniões.