Analise sociológica sobre o filme Nell
Amanda de Oliveira Marinho
nº1
Analise sobre o filme Nell
Nell é uma mulher que viveu toda sua vida em uma casa afastada da cidade, apenas com sua irmã gêmea, que morreu por volta dos 7 anos, e sua mãe. Por viver somente com as duas, Nell teve apenas os contatos sociais primários, fazendo que seus hábitos e características sejam iguais ou parecidas com os de sua família. Como o caso da fala, que é igual a de sua mãe, que por ter paralisia em parte do corpo, tinha problemas para falar.
É possível perceber a necessidade do contato com outras pessoas para que se possa configurar e caracterizar o indivíduo, sendo este o processo de socialização, onde o ser humano assimila hábitos, regras e costumes que lhe são passados. Nell por conviver com sua mãe, apenas conhece os hábitos dela e as regras que ela impõe. Esse processo foi diferente para aqueles que viveram em uma sociedade mais ampla.
Nell foi encontrada, pelo Dr. Jerome Lovell. Ela estava sozinha no momento, e o contato logo após a morte de sua mãe lhe causou medo, por nunca ter tido outros contatos sociais, por isso sua reação acaba sendo violenta. Mas aos poucos começa a confiar em Lovell.
A Dr. Paula, após conhece-la tenta levá-la para a cidade. A princípio diz que a moça não conseguira viver sozinha, e que necessita de auxílio, mas seu real motivo é que pretende usá-la como objeto de estudo para analisar o que a falta de contato social pode causar em um indivíduo. Porém Lovell não vê motivos para que Nell seja levada de sua casa, sendo que ela não apresentava dificuldades para viver sozinha. Pois a partir das observações das atitudes de sua mãe, ela reproduz as ações necessárias para sobreviver.
O caso é então levado a justiça, e fica determinado 3 meses para que se possa analisar o caso de Nell. Durante esse período Lovell e a Paula acampam na mata que fica ao redor da casa, para que possam observá-la e tentar novas aproximações.
Após certo tempo de tentativas de adaptação à vida de Nell, Lovell