Analise sociologica de livro didatico
COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS
PROGRAMA EMERGENCIAL DE SEGUNDA LICENCIATURA
Curso de Licenciatura Plena em Sociologia
Análise Sociológica de um livro didático de Sociologia.
1. Introdução
Essa análise se dá sobre o livro didático FILOSOFIA e SOCIOLOGIA, cujos autores são Marilena Chauí e Pérsio Santos de Oliveira, foi publicado pela editora Ática no ano de 2010. Os textos estão organizados em sete capítulos, contendo sugestões de filmes e questões para estudo, além do glossário de fundamentos sociológicos, sugestões de leitura e bibliografia.
As imagens presentes na capa, em que predomina a cor grafite, mostram a Cidade de Nova York, Estados Unidos e pessoas correndo a maratona em Vancouver, Canadá. São imagens que pouco desperta o interesse sobre o tema estudado, poderia ser algo com a “cara“ do nosso país. A imagem distorcida de pessoas correndo, dá a entender que é um registro perfeito do mundo contemporâneo, fascinado com os avanços proporcionados pela revolução industrial, o avanço tecnológico, o crescimento urbano, a melhoria na qualidade de vida, um verdadeiro retrato da sociedade atual, onde o tempo todo, as pessoas são alvo da competição.
Este trabalho tem por objetivo analisar os termos de Positivismo e Funcionalismo, examinando a coerência dos textos presentes nos livros didáticos comparando-os com as teorias estudadas durante a primeira etapa do curso de segunda licenciatura.
2. Análise
2.1 Positivismo
Pérsio Santos de Oliveira, autor do livro didático, não priorizou a biografia de Augusto Comte, mas ressaltou que Comte é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Foi ele que pela primeira vez usou essa palavra, em seu curso de filosofia positiva. A primeira corrente da Sociologia foi o positivismo. Ela foi a primeira teoria a organizar alguns princípios