Analise Sociedade Pd
Análise sintomática da sociedade contemporânea e os reflexos no urbanismo. Disciplina: História do Urbanismo
Docente: Maria Lúcia de Rangel Alckmin
Discente: Artur Nunes
Turma: AT3AU
Data: 24/09/2012
Introdução
De acordo com estudos antropológicos e históricos a sociedade passou por ciclos diversos, todos definidos a partir de um acontecimento de grande importância. Os ciclos econômicos que ocorrem ajudam a definir o padrão de uma sociedade, seus valores e suas prioridades.
Não é de se estranhar que alguns pensadores do século XX acreditavam em uma sociedade linear que culminaria na solidificação de um mundo comunista, o motivo para tanto era o modelo “igualitário” proposto pela extinta URSS que ideologicamente era muito bonito perante o cruel capitalismo que dominava o ocidente.
Com a derrocada da URSS o sonho de implantação dos ideais socialistas se viu desfeito e concomitantemente o mundo capitalista ascendeu e acabou por dominar todo o mundo.
Essa dominação não ocorreu de imediato e várias máquinas foram usadas para manipular a população mundial, imprensa, moda, música, cinema dentre outros. A globalização tão citada e admirada cumpriu um papel fundamental nessa dominação: massificação da cultura e imposição dos valores americanos para todo o mundo.
Baseando-se na teoria do Destino Manifesto, os EUA, dominaram os costumes ocidentais e passaram a ditar os costumes e um ideal de vida tido como perfeito, o famoso “sonho americano”. O qual nos incentiva a trabalhar, alimentar a ilusão de um dia conseguir ser “burguês” e principalmente consumir tudo o que for possível, pois se eu não consumir não serei aceito na comunidade. Quem não tem um iPhone, uma roupa de grife estrangeira não é “cool”, não consegue se inserir dentro de uma comunidade, como uma faculdade por exemplo.
Os valores da sociedade contemporânea expressos na cidade
Complexo Cidade Jardim, Marginal Pinheiros, São Paulo
O complexo Cidade Jardim, que