Analise rede de farmacias
Patrimônio Líquido - Principais características e sua Demonstração específica
Bem-vindos a nossa primeira aula web da Unidade I !!!
Para darmos início em nossa web aula, vamos relembrar o conceito de Patrimônio Líquido das empresas:
Patrimônio líquido
O Patrimônio Líquido representa os recursos próprios da empresa, ou seja, aqueles valores remanescentes de suas atividades e que pertencem aos seus sócios. Exatamente, por pertencer estes valores aos proprietários das entidades, também é conhecido como Capital Próprio.
Vamos relembrar a localização do Patrimônio Líquido dentro do Balanço Patrimonial de uma empresa fictícia, conforme exposto na figura 1:
Algumas contas que constituem o grupo do Patrimônio Líquido:
Capital Social
Representa o investimento inicial realizado pelos sócios para abertura da empresa. São valores que os sócios assumem o compromisso de integralizar. Este valor total é também conhecido como Capital Nominal ou Capital Subscrito. Porém, nem sempre os sócios conseguem entregar na abertura da empresa todo o capital subscrito no contrato social, passando então a existir o chamado Capital a Integralizar. Esta terminologia evidencia o valor em reais ainda do capital social assumido pelos sócios, mas ainda não entregue, não integralizado.
No caso do Balanço Patrimonial evidenciado, o valor correspondente ao Capital Social da empresa é de R$ 200.000,00, todo integralizado, pois não consta a conta de Capital a Integralizar. Isso significa que os sócios da empresa, ao constituí-la, integralizaram todo o capital necessário.
Reservas de Capital
Reservas de capital são valores não oriundos do resultado do exercício da empresa, não transitam pelas demonstrações contábeis. São originadas, basicamente, da seguinte operação: * Ágio na Emissão de Ações: O Ágio representa aquele valor que excede ao preço nominal de uma ação. Suponha-se que determinada companhia queira aumentar o seu capital, emitindo mais 10.000 (dez mil) ações no