FGV - Marketing Estratégico - Análise PEST
Módulo: 2 Análise Estratégica Atividade: Análise PEST
Título: Análise PEST Drogaria FGV (Empresa Fictícia)
Aluno: Luciana Joaquim Pereira Ozono
Disciplina: Marketing Estratégico Turma: MKEEAD_T0011_0114
Introdução
Muitos são os fatores, internos e externos, que influenciam uma organização. Alguns, de natureza quantitativa, são fáceis de serem mensurados; porém, aqueles de caráter qualitativo são mais difíceis de serem mensurados e requerem métodos que facilitem sua análise (Portal Educação, 2013).
A análise PEST é um método que permite o estudo qualitativo de um determinado cenário com base em fatores políticos (P), econômicos (E), sociais (S) e tecnológicos (T). A análise destas dimensões, dificilmente quantificáveis, aliada a outros métodos de análise ambiental (fatores externos e internos) de uma organização, possibilitam a compreensão de ambientes complexos e em permanente mudança (FARIA).
O presente trabalho irá apresentar a análise estratégica da empresa fictícia Drogaria FGV. A Drogaria FGV é uma rede de drogarias fundada em 1990 na cidade de São Paulo. Com o passar dos anos, adotando a estratégia de aquisição de redes menores, a Drogaria FGV expandiu-se pela região Sul e Sudeste do Brasil e conta atualmente com 110 lojas. A empresa tem um foco muito grande em inovação e busca leva-la aos públicos de todas as classes sociais que atende e é parceira do Governo em programas como “Aqui Tem Farmácia Popular”. Com base nessas características da empresa, foi desenvolvida a análise de aspectos como política, economia, tecnologia, stakeholders, clientes e concorrentes, suas principais tendências e impactos sobre a empresa.
Política Em fevereiro de 1999, entrou em vigor no Brasil a Lei dos Medicamentos Genéricos (Lei no 9.787, de 1999), o que causou mudanças no setor farmacêutico. Segundo a ANVISA (2002), um medicamento