Analise Quimica
Análise Química Quantitativa Relatório 16 – Determinação de teor de cálcio no leite
Gabriel Hempfling no12
Guilherme Santos nº 13
João Victor Toledo no19
Thiago Lima nº 38 Turma A
Professoras: Ariana (teoria)
Ana Paula (prática)
Verônica (prática)
Transcrito: Guilherme Santos
16/09/2013
Objetivo
Esta experiência teve como objetivo identificar o teor de cálcio no leite.
Introdução Uma Solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias, sendo constituída de um solvente e um soluto.
Soluto é o componente que geralmente está em menor quantidade na solução.
Solvente é o componente que está em maior quantidade (normalmente H2O)
Titulação é um processo físico pelo qual é possível determinar a concentração de substâncias de natureza ácida ou alcalino-básica nas composições.
Titulante é a solução com concentração conhecida.
Titulado é a solução que a concentração irá ser descoberta.
Quando temos uma substância ácida de concentração desconhecida usamos uma base de concentração conhecida para determinar a concentração do ácido. O mesmo acontece quando a base tem concentração desconhecida.
Padronização é o processo bastante utilizado na química analítica quantitativa que permite a determinação da concentração exata de uma solução. A técnica utilizada neste processo é chamada de titulação.
Deve-se rinsar a bureta antes da titulação para ambienta-la ao titulante, e limpar qualquer resquício de outra solução que tenha na bureta.
O objetivo da técnica é gerar uma reação entre ácido e base. O ponto de equivalência da reação é atingido quando o número de moles do ácido se iguala ao número de moles da base.
O reagente de concentração conhecida é chamado de titulante e a substância a ser determinada é chamada titulada. Sabendo-se qual a quantidade da solução