Analise quimica de alimentos
FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA
Nutrição
Apontamentos das aulas práticas
AULA Nº 1 (14/09/2012)
Funcionamento:
As aulas práticas vão consistir na realização de 6 técnicas (uma técnica por aula). No final, vai ser realizado um relatório.
As três aulas seguintes serão de apresentações orais de artigos científicos.
No laboratório:
A pesagem é a operação onde ocorrem mais erros.
Deve ser feita com o material lavado e seco numa estufa a mais de 100º C.
A pesagem também deve ser feita em ambiente controlado (com condições ambientais constantes). A humidade relativa (HR) do ambiente do laboratório é muito importante; a temperatura não é tanto. Por exemplo, num dia de humidade a balança não pára quieta (só pára quando o material estiver totalmente coberto de humidade).
Assim, após estufa, o material é posto no exsicador, que deve ter duas características muito importantes:
1. No seu interior deve conter uma substância altamente higroscópica sílica-gel1.
2. Deve fechar hermeticamente.
Quando se põe o material no exsicador, dado que este se encontra a altas temperaturas, o ar vai querer sair (aumento do volume do ar devido ao aumento da temperatura). Deve, portanto, abrir-se a torneira até o aumento de volume parar. De seguida, o ar vai arrefecer e o seu volume dentro do exsicador diminui; cria-se uma pressão negativa brutal.
Se o exsicador estiver bem fechado, para voltar a abrir tem que se deixar entrar ar (deslizando a tampa no sentido da barriga do utilizador).
O mais correcto seria a balança estar numa campânula e também ter sílica-gel ou outra substância para reduzir a humidade (mas não é o que temos no nosso laboratório).
De notar que vibrações na bancada (por exemplo, de estar a escrever) também interferem com a pesagem.
Para manusear os materiais usam-se pinças até à fase de pesagem (por exemplo, para tirar os materiais da estufa – até porque estão quentes). Ao agarrar com as mãos, está-se a