Analise quantitativa do Ferro
Introdução
Reações de oxidação-redução constituem a base de vários métodos volumétricos aplicados à determinação de muitas espécies de interesse, como o ferro e o cobre me fertilizantes. Ela se aplica evidentemente a espécies que apresentam diferentes estados de oxidação. Neste processo ocorre o transporte de elétrons, sendo que uma substância é oxidada e a outra é reduzida.
As titulações de oxidação e redução são métodos de análise em que as reações envolvidas são de transferência de elétrons entre as substâncias, consequentemente, as reações de oxidação e redução podem ser desdobradas em duas semi-reações: uma envolvendo a “doação de elétrons” e outra envolvendo a “fixação” destes elétrons.
Esta analise quantitativa foi feita através do método bicromatométricom no entanto o método mais utilizado em titulações de oxidação e redução é a permanganometria que utiliza soluções de permanganato, que é um forte agente oxidante, para titular soluções de algumas substâncias redutoras. A mais importante técnica permanganométrica baseia-se na redução do permanganato a Mn+2, em meio ácido.
O permanganato de potássio (KMnO4) não é um reagente-padrão primário e as suas soluções são relativamente instáveis. Para ser utilizado como padrão, o permanganato deve ser padronizado com o reagente-padrão primário oxalato de sódio (Na2C2O4) e essa padronização repetida periodicamente. A solução de permanganato de potássio possui coloração violeta intensa. Na maioria das titulações, o ponto final pode ser assinalado pela coloração do íon permanganato, não sendo necessário o uso de indicadores.
Objetivos
Determinar o teor de ferro total numa liga de aço por meio de bicromato de potássio (padrão primário)
Experimento
I. Materiais
- Balão volumétrico de 1000 ml;
- Erlenmeyers de 250 ml;
- Béquer de 250ml;
- Vidro de relógio;
- Funil de haste longa;
- Papel de filtro (faixa branca);
- Piceta
- Pipeta de 50 ml
- Provetas de 5 e 10 ml;
II. Reagentes:
-