Torno Mecanico - Potencia
Máquinas e Processos de Produção
Torno Mecânico (Potência)
Nome: Pedro Luíz Monteiro RA : 201008654
Turma: 4AERN – Divisão 02
São Paulo, 19/05/15
Objetivo
Nesse experimento demos continuidade ao estudo de potencia entre maquina-ferramenta, o quanto consome para usinar em diferentes materiais, porem, nesse caso, iremos analisar a potencia em relação ao torno mecânico. Vimos que há uma maior facilidade de analisar a potencia nesta maquina, isto é, em relação à retifica usada no experimento anterior.
Veremos a variação da potencia em relação ao movimento em vazio e ao movimento em corte em algumas rotações, profundidade e angulação.
Revisão Bibliográfica O Torno mecânico é uma máquina operatriz utilizada desde os primórdios da indústria. Muitos os consideram como o pai das máquinas ferramentas, pois foi com ele que se desenvolveram muitas outras máquinas e muitas outras operações que eram usadas juntamente com seu processo de usinagem. É uma máquina que faz sua operação através da rotação de um sólido ao redor do eixo da máquina. Com essa rotação podemos ter a entrada da ferramenta no material, que com suas variantes de velocidade de eixo e avanço de ferramenta temos o processo de usinagem do material, esse processo pode variar desde desbaste, corte de material, acabamento, etc. O Torno evoluiu muito com o tempo, um dos primeiros tornos que existiram foi o de vara, que com o auxílio de uma corda que era amarrada a uma ponta de galho ou vara fazia a rotação da peça com o vai e vem da corda. Logo após foi tido à ideia de se ter uma polia onde a mesma era girada por um operador. Essa polia possuía uma corda em sua volta e era levado até um fuso que se encontrava a peça, o artesão então entrava com a ferramenta para fazer o seu processo de criação. O Torno é uma máquina que foi tão exigida que até mesmo o gênio Leonardo da Vinci teve sua máquina que partia de