Relátorio 3
Determinação de Ferro em Xarope
Caroline Spezzato Carlise Piaia
Chapecó, março de 2013
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE.
CURSO: FARMÁCIA.
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA.
PROFESSORA: SUELLEN CADORIN FERNANDES
DETERMINAÇÃO DE FERRO EM XAROPE
Caroline Spezzato Carlise Piaia
Chapecó, março de 2013 1. Introdução
Análise gravimétrica ou análise quantitativa por peso é o processo em que se isola e pesa um elemento ou composto definido do elemento sob uma forma tão pura quanto possível. O elemento ou o composto é separado de uma porção da substância que está sendo analisada. Uma grande proporção das determinações por análise gravimétrica é relacionada com a transformação do elemento ou do radical a ser determinado em um composto estável puro que pode ser prontamente convertido numa forma adequada à pesagem. O peso do elemento ou radical pode, então, ser facilmente calculado desde que se conheçam a fórmula do composto e os pesos atômicos dos elementos constituintes (HARRIS, 2005).
A separação do elemento ou composto que o contém pode ser efetuada de diversos modos, dentre os quais os mais importantes são os seguintes: métodos de precipitação, métodos de volatilização e de desprendimento, métodos eletroanalíticos e métodos de extração e cromatográficos. (HARRIS, 2005).
As principais vantagens da análise gravimétrica constituem-se em operações unitárias de fácil execução e utiliza-se equipamentos simples; entretanto, as desvantagens são: tempo muito longo para sua execução e sujeito a uma série de erros acumulativos.
No procedimento de uma análise gravimétrica deve-se observar as etapas sucessivas que compõem esse tipo de análise, a saber:
1 - Preparação da Amostra;
2 - Preparação da Solução - Ataque da Amostra;
3 - Precipitação e Digestão;
4 - Filtração;
5 - Lavagem;
6 - Calcinação ou