Relatorio 3
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO
UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
ENGENHARIA DE BIOTECNOLOGIA E BIOPROCESSOS
QUÍMICA ANALÍTICA
AmanndaSouza Silva
Felipe Ravelly Alves de Souza
Laedson Eneas Cavalcante
Maxsuel da Costa Leal
TITULOMETRIA OU VOLUMETRIA DE PRECIPITAÇÃO
SUMÉ-PB
Maio / 2015
AmanndaSouza Silva
Felipe Ravelly Alves de Souza
Laedson Eneas Cavalcante
Maxsuel da Costa Leal
Aula Prática:
Titulometria ou Volumetria de Precipitação
Relatório de aula prática realizada no dia 27 de maio de 2015, apresentado à disciplina de Química Analítica do Curso de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sumé, sob orientação da docente Ilza Maria do Nascimento Brasileiro, como pré requisito para obtenção de nota.
Sumé-PB
Maio de 2015
INTRODUÇÃO
Os métodos volumétricos que se baseiam na formação de um composto pouco solúvel são chamados de titulações de precipitação. Para que uma reação de precipitação possa ser usada, é preciso que ela ocorra em um tempo curto, que o composto formado seja insolúvel e que ofereça condições para uma boa visualização do ponto final.
A co-precipitação do analito ou do titulante leva muito freqüentemente a reações não estequiométricas. As técnicas de digestão e envelhecimento dos precipitados, usadas para minimizar a co-precipitação na gravimetria, não podem ser aplicadas nas titulações diretasuma vez que requerem um tempo considerável para tornarem-se efetivas.
Um obstáculo que surge ao efetuar uma volumetria de precipitação é que não há existência de indicadores gerais. Assim, nas volumetrias de precipitação, os indicadores utilizados são específicos de cada titulação, dependendo da reação química que lhes serve de base.
As determinações do ponto final nas reações são principalmente: formação de um precipitado colorido; formação de um composto solúvel colorido; utilização de