Relatório
CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
ENGENHARIA QUÍMICA
FARMÁCIA
RELATÓRIO
CURVA DE ABSORÇÃO PARA O SISTEMA Fe-o-FENANTROLINA
ANE HOFFMANN
DAVITER SOUZA
JAIANE COREZOLA
MATTHEUS GULART
SÃO LEOPOLDO
2012
RESUMO
O ferro é praticamente encontrado em todos os seres vivos, sendo ele um importante mineral para o organismo, cumpre várias funções biológicas. A hemoglobina, por exemplo, que contém ferro, transporta oxigênio para todas as células do corpo. O ferro está presente também, em reações de oxidação e redução e é um componente ativo de algumas enzimas envolvidas no processo de respiração celular e geração de energia (ATP).
Este estudo teve por objetivo quantificar via método absorciométrico o comprimento de onda adequado, cujo número corresponde ao máximo de absorvância, para a construção da curva de absorção de ferro como complexo Fe-o-fenantrolina.
Nesta prática a amostra foi lida nos comprimentos de onda 410, 430, 450, 470, 490, 500, 510, 520, 540, e 560 nm.A partir dos dados obtidos na prática, foi construída uma curva de absorção, onde foi possível observar que o valor máximo de absorvância ocorreu no comprimento de onda de 500nm, sendo assim usada para posterior análise absorciométrica de ferro em amostras.
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO
A espectroscopiaé baseada na medida da quantidade de radiação produzida ou absorvida por moléculas ou espécies atômicas. É possível classificar os métodos espectroscópicos de acordo com a região do espectro eletromagnético envolvida na medida. As regiões espectrais que têm sido empregadas incluem os raios y, os raios X, ultravioleta (UV), visível infravermelha (IV), micro-ondas e radiofrequência (SKOOG, 2012, p. 670). Baseando-se na propriedade que muitas espécies iônicas ou moleculares