Metodologia da Pesquisa
A disciplina de Metodologia Cientifica não é a das mais empolgantes para os alunos de graduação, por ser uma disciplina que incentiva o aluno a ser pesquisador. Soares (2011) diz que os alunos estão acostumados a cópias e assim não utilizam um dos maiores recursos do ser humano que é a capacidade de pensar. A autora defende que o educando precisa querer crescer, evoluir, se propondo a atingir seus objetivos de acordo com os seus méritos para assim o processo educativo ser bem sucedido.
Essa disciplina faz com que o aluno se comunique de maneira correta e ajuda na capacidade de desenvolver um pensamento crítico diante das situações que aparecem no cotidiano. Soares (apud FAVARÃO; ARAÚJO 2004) defende a interdisciplinaridade e afirma que é uma proposta indispensável para se aplicar no processo de educação na sociedade, assim mostrar ao homem uma visão abrangente da realidade e as várias relações entre as disciplinas, pensamento, sentimento, valores e melhorá-los a fim de poder superar qualquer dificuldade.
A interdisciplinaridade é importante para que o aluno esteja adaptado às mudanças que ocorrem no mundo. Essa prática ajuda ao aluno a querer saber mais, como disse Soares (2011, p.25):
[...] a prática interdisciplinar poderá reintegrar o aluno no mundo de experiências já constituídas, trazendo satisfação e motivação em saber mais, envolvendo-o numa prática educacional mais significativa e produtiva e, assim despertando a curiosidade em questionar conhecimentos, valores [...].
A pesquisa estimula o desenvolvimento do conhecimento, o aluno passa a se posicionar melhor diante de todas as situações. Soares (apud FREIRE, 2002) diz que não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.
Muitos professores adotam posturas de ditadores, criando uma distancia entre aluno e professor, o que não torna o ambiente propício para a aprendizagem. O aluno passa a não se interessar mais pela disciplina e não se esforça para