analise poli tica
POPULISMO
O populismo é um conjunto de práticas políticas que tem como objetivo aproximar um líder político, cuja principal característica é o carisma, das massas, consequentemente tem-se o apoio popular. A partir de 1930, o populismo acaba sendo identificado na América Latina. Se associa à industrialização, à urbanização e acaba dissolvendo as estruturas políticas oligárquicas, na qual estava concentrado todo o poder político nas mãos dos aristocratas rurais. No Brasil, o populismo começa quando Getúlio Vargas assume o poder na Revolução de 1930, derrubando, assim, a República Velha.
O populismo é tanto um modelo de manipulação das massas populares quanto um modo das mesmas expressarem suas insatisfações. No período após 1930, surgem alguns componentes fundamentais:
Perda de representividade da classe dominante
A personalização do poder
A soberania do Estado
A participação das massas populares urbanas
Relativa manipulação diante da passividade popular
Início do Populismo no Brasil
A revolta popular era motivada tanto pela política econômica tanto pela social do capital cafeeiro e seus coronéis. Além disso, as classes médias urbanas não tinham uma ação política, pois não possuíam condições sociais e econômicas. Assim, surge Getúlio Vargas, também conhecido como o “pai dos pobres”, o qual durante 15 anos manipulará as massas populares urbanas.
A posse de Vargas já trazia indícios de que seria uma política de governo voltada para à classe trabalhadora. Ainda em novembro de 1930, é criado o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Há uma forte pressão paras as novas formas de sindicalização, estas implicavam nos benefícios dos direitos sociais apenas ao sindicalizados. Ao mesmo tempo que definia os sindicatos apenas como órgãos consultivos e de colaboração com o Poder Executivo. Assim, reprimia os esforços da classe trabalhadora urbana se organizar fora do controle do Estado, de forma a atraí-la para o apoio ao governo. No entanto, não