Analise macro ambiente
EMPRESA: ECCO SOLUÇÕES
ANÁLISE MACRO-AMBIENTE
Ramo de Atuação: Coleta Seletiva
RECICLAGEM
Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutiliza-los no ciclo de produção de que saíram. E o resultado de uma série de atividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos. Reciclagem é um termo originalmente utilizado para indicar o reaproveitamento (ou a reutilização) de um polímero no mesmo processo em que, por alguma razão foi rejeitado.
Reciclar outro termo usado, é na verdade fazer a reciclagem. O retorno da matéria-prima ao ciclo de produção é denominado reciclagem, embora o termo já venha sendo utilizado popularmente para designar o conjunto de operações envolvidas.
O vocábulo surgiu na década de 1970, quando as preocupações ambientais passaram a ser tratadas com maior rigor, especialmente após o primeiro choque do petróleo, quando reciclar ganhou importância estratégica. As indústrias recicladoras são também chamadas secundárias, por processarem matéria-prima de recuperação. Na maior parte dos processos, o produto reciclado é completamente diferente do produto inicial.
A 1ª Conferência Internacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento teve lugar em Estocolmo (Suécia) em 1972. Foi aberta no dia 5 de Junho, que por isso se tornou o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta conferência resultou na “Declaração de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano”, um documento com 26 princípios que deveriam ser seguidos por todos os países.
Nesse momento surgia também o conceito de “ecodesenvolvimento”, que depois acabou sendo substituído por “desenvolvimento sustentável”. O economista e sociólogo Ignacy Sachs – que nasceu na Polônia, mas vive no Brasil até hoje – ajudou a conceber este conceito.
‘’ Princípio 6 - Deve-se por fim à descarga de substâncias tóxicas ou de