Analise grupal e o tdah
A prática pedagógica do professor é constituída de vários elementos e dentre eles, as relações interpessoais de professores e alunos, que é um dos aspectos mais difíceis e conflituosos, pois, não se exige do professor apenas a capacidade de liderança, o domínio técnico-pedagógico dos conteúdos e a própria natureza do trabalho pedagógico, exige-se também o domínio do processo de interação no processo ensino-aprendizagem.
Assim, é necessário que o docente domine a dinâmica de grupo, pois a Dinâmica de Grupo constitui um campo de pesquisa voltado ao estudo da natureza do grupo, das leis que regem o seu desenvolvimento e das relações indivíduos-grupo, grupo-grupo, instituições-grupo.
A Dinâmica de Grupo abrange também um conjunto de métodos e técnicas de orientação didática e/ou psicoterapêutica que permitem atuar com pequenos grupos dentro de organizações e instituições. Portanto, em sentido amplo a Dinâmica de Grupo é a ciência dos fenômenos de grupo e no sentido restrito é um método de ação com pequenos e grandes grupos.
Minha pesquisa será feita em uma escola do município de Itajuípe e estudará um grupo de professores e alunos, pois pesquisarei qual o nível de informação dos professores da Escola Municipal Alberto Hage acerca do tema TDAH em crianças do Ensino Fundamental. Um dos grandes desafios para a família da criança com TDAH é a escolha da escola que ela deverá freqüentar. Muitas vezes a instituição é receptiva, quer aceitar o aluno com TDAH, mas isso não é suficiente. A escola precisa ter uma filosofia inclusiva que acolha e aceite a diferença com flexibilidade, para que seja capaz de organizar e executar mudanças necessárias para atender à singularidade do aluno.
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é considerado pelos especialistas como sendo mais um distúrbio do comportamento que atinge crianças e jovens e é um tema atual nas escolas.
O mal pode se manifestar a partir dos 5 anos de idade