Analise gravimetrica
REAGENTES: 500 mL de HNO3 1: 1 500 mL de HNO3 0,01 M 500 mL deAgNO3 0,1 M
MATERIAS (PARA CADA GRUPO): 2 erlenmeyers 1 pipeta de 20 mL 1pipeta de 10 mL 2 funis 1 pisseta de água destilada tela de amianto e tripé.
OBS: colocar na estufa: vidro de relógio e papel de filtro.
PROCEDIMENTO: À solução contendo íons cloreto, adicione lentamente e sob agitação constante, AgNO3 0,1 M até completa precipitação e que não mais se forme cloreto de prata. Adicione 2 a 4 mL de AgNO3 para garantir completa precipitação. Aqueça a suspensão até perto do ponto de ebulição e agita-se 1 a 2 minutos para facilitar a floculação do precipitado. Suspende-se o aquecimento e deixe o precipitado sedimentar. Adicione algumas gotas de AgNO3 0,1 M para verificar se a precipitação se completou.
O precipitado é recolhido em um funil de papel de filtro tarado. Decanta-se o líquido claro através do funil, retendo tanto quanto possível o precipitado no béquer. Lava-se o precipitado do béquer 2 a 3 vezes por decantação com ácido nítrico 0,01 M antes de transferir o precipitado para o funil. Transfere-se o precipitado para o funil, lavando mais uma vez com ácido nítrico 0,01 M. Finalmente, lava-se o precipitado com 1 ou 2 porções de água para remover o excesso de ácido nítrico. Coloca-se o papel de filtro com o precipitado, cuidadosamente em vidro de relógio, limpo e seco, e leva-se para a estufa por 1 hora, mais ou menos. Esfria-se em dessecador e pesa-se como AgCl. 1- Calcule a concentração molar e em g/L de cloretos na amostra analisada.
Questionário
1- O íon cálcio é precipitado na forma de sal orgânico oxalato de cálcio (pouco solúvel) com o ácido oxálico. O precipitado oxalato de cálcio é coletado em papel de filtro (este será convertido em dióxido de carbono (gás) e água (vapor)