Acidente vascular encefálico
1. Introdução 1
2. Acidente Vascular Encefálico - AVE 2
3. Fatores de risco 3
4. Conclusão 5
5. Referências Bibliográficas 7
1. INTRODUÇÃO
Nosso trabalho tem como tema o Acidente Vascular Encefálico - AVE, ou mais popularmente conhecido como Derrame Cerebral, que é formado por uma alteração da circulação cerebral.
O AVE é considerado a doença vascular que mais ataca o sistema nervoso central, ficando assim em 2º lugar nas principais causas de morte.
Nosso objetivo geral é falar o que é o AVE, como ele é causado, seu tratamento, e mostrar como o psicológico de uma pessoa com o AVE é afetada.
Este trabalho se justifica pela importância de uma maior informação com relação ao AVE, para que possamos entender seu surgimento, conseqüências, como podemos preveni-lo, e tratá-lo como psicólogos.
2. ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO - AVE
O AVE ou AVC (Acidente Vascular Cerebral) pode ser causado por entupimento (isquemia) ou pelo rompimento (hemorragia) de vasos sanguíneos cerebrais, a destruição desses vasos vem acompanhada por sintomas de alteração da atividade motora, fazendo com que nosso próprio organismo lute para ocorrer à recuperação das regiões do cérebro, estes estágios se iniciam imediatamente após a lesão e podem durar meses.
Pode ocorrer um retorno gradual das funções neuronais, mas isso não quer dizer que haverá o retorno dos mecanismos perdidos na lesão, mas os mecanismos residuais podem ter uma adaptação para demonstrar plasticidade neuronal.
Seus sintomas são a paralisia ou dificuldade na movimentação dos membros de apenas um lado do corpo, dificuldade na fala tornando-a uma fala enrolada e dificuldade visual.
O AVE deixa graves seqüelas em indivíduos afetados, sendo elas motoras, cognitivas, sensitivas, baixa capacidade de suportar esforços, movimentos involuntários dos membros, alteração no equilíbrio, na propriocepção, em sua postura e movimento.
Essas