Analise financeira
1.1. O Cotidiano Empresarial
No mundo competitivo onde estamos inseridos a precisão e a velocidade das informações, são fundamentais para tomarmos decisões acertivas e direcionar a empresa para os objetivos esperados.
Mas para direcionar a empresa ao crescimento, o conhecimento da área financeira faz se necessário, visto que as finanças são consideradas a “espinha dorsal” da empresa, aquela que dá sustentação.
1.2. Contabilidade Básica
A Contabilidade é uma das mais antigas ciências existentes, pois as primeiras descobertas aconteceram na pré-história no período de 8.000 a.C. até 1.202 d.C. e surgiu no Brasil por volta de 1940 desencadeada pela necessidade prática do administrador do patrimônio, normalmente o proprietário do negócio, de elaborar um instrumento que lhe permitisse, entre outros benefícios, conhecer, controlar, medir resultados, obter informações financeiras, fixar preços e analisar a evolução de seu patrimônio. A contabilidade é uma ciência que estuda e controla o patrimônio das organizações e ao longo dos próximos capítulos, trabalharemos com uma abordagem clara que visa mostrar a importância da contabilidade externar seus resultados de forma objetiva.
Patrimônio
Sob o ponto de vista contábil, é o conjunto de bens, diretos e obrigações vinculadas a uma pessoa qualquer (física ou jurídica) que constitui um meio indispensável para que esta realize seus objetivos.
Os bens e direitos representam os aspectos positivos do patrimônio (aquilo que a empresa TEM), por isso a chamamos de ATIVO.
As obrigações representam os aspectos negativos do patrimônio (aquilo que a empresa DEVE), por isso a chamamos de PASSIVO.
A diferença entre o Ativo e o Passivo representa o PATRIMÔNIO LÍQUIDO de uma determinada empresa.
Posicionando corretamente os ativos, passivos e o patrimônio líquido de uma empresa, teremos o Balanço Patrimonial, como o nome diz, uma ferramenta que demonstra a situação da