Analise financeira
- A principal finalidade da contabilidade é:
Informar ao público externo o valor do patrimônio das entidades;
A contabilidade garante um grande controle gerencial da empresa, onde todos os fatos econômicos ocorridos no dia a dia devem ser registrados.
- Peças Contábeis:
Balanço Patrimonial: tem por finalidade demonstrar a situação estática do patrimônio, tais como os bens, direitos e obrigações. Dividida em 3 grupos:
1. Ativo: representa todos os bens e direitos mensuráveis monetariamente pertencentes a uma entidade. É dividido em dois grandes grupos:
a) Ativo circulante: representam os grupos de contas que possuem o maior grau de liquidez de todo o ativo, demonstra quais são as disponibilidades imediatas que a empresa possui (caixa; bancos; clientes; estoques; despesas de exercícios seguintes)
b) Ativo não circulante: tem por finalidade evidenciar os grupos de contas que representam todos os bens e direitos de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade (RPL; investimentos; imobilizados; intangível).
2. Passivo: representa as obrigações assumidas pela entidade com terceiros, que poderão ser vencíveis a curto ou longo prazo:
a) Passivo circulante: são classificadas as obrigações que a empresa tem com terceiros, vencíveis em curto prazo, ou seja, dentro do exercício financeiro da empresa (fornecedores; duplicatas descontadas)
b) Passivo não circulante: são classificadas as obrigações com terceiros que deverão ser liquidadas após o exercício financeiro, ou seja, são exigibilidades com vencimentos acima de 360 dias após o Balanço Patrimonial ser elaborado.
3. Patrimônio Líquido: representa os valores contábeis que os sócios ou acionistas possuem na empresa em um determinado momento.
Demonstração de Resultado do Exercício (DRE): demonstra o lucro ou prejuízo do exercício publicado, bem como a sua estrutura de apuração.
Demonstração de Origens e