Analise espaço de consumo
“O trabalho consiste em descrição e análise de um espaço de consumo do Rio de Janeiro, elaboradas através de trabalho de campo de caráter etnográfico, baseado na observação participante realizada nesse espaço”
Através do trabalho proposto, será possível realizar uma analise acerca do modo como determinados consumidores de determinado espaço de consumo se comportam em situações diversas.
Apresentação do espaço proposto:
O espaço de consumo escolhido pelo grupo foi a LIVRARIA CULTURA.
Com mais de 60 anos, Livraria Cultura é referência de qualidade no mercado nacional
Uma história de sucesso empresarial. Assim pode ser definida a trajetória da Livraria Cultura, que completa 65 anos de atividades no Brasil. A empresa, fundada em 1947 por Eva Herz (1911-2001), é referência no mercado brasileiro com 17 lojas pelo Brasil (quatro em São Paulo, uma em Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza e Salvador e duas em Brasília, Recife, e Rio de Janeiro, além das customizadas Geek.Etc.Br. As instalações no Conjunto Nacional, em São Paulo, onde a Cultura está desde 1969, ocupam o espaço em que funcionava o tradicional Cine Astor. A loja, inaugurada em maio de 2007, é a maior livraria do país, com 4.300 metros.
Quando esta nova unidade foi aberta, os antigos quatro pontos da Cultura que ficavam no mesmo espaço (Conjunto Nacional), foram fechados. Em dezembro de 2007, porém, um deles foi reaberto. O local foi totalmente reformado para abrigar exclusivamente o setor de Artes. Em setembro de 2008, outro foi reaberto para inauguração de uma loja com conceito inédito de varejo customizado. Batizada de Companhia das Letras por Livraria Cultura, a loja vende somente livros dessa editora (o catálogo tem mais de 2,5 mil títulos), mas toda a administração, atendimento e comercialização são feitos pela Cultura. Em junho de 2009, mais um antigo ponto foi reaberto com o mesmo conceito de varejo customizado: Instituto Moreira Salles por Livraria