Analise escritores da liberdade
Discente - Emanuell Penaforte de Jesus
Disciplina: Prática VII
Docente: Valéria Amaral
Escritores da Liberdade (Análise dos métodos de ensino)
O principal foco desse texto é mostrar como a interação entre professor e aluno pode agregar valores. E a relação entre os temas abordados na aula e a colocação desses temas abordados dentro dos conteúdos estudados acabou com que houvesse havendo o interesse dos alunos pelo ensino.
A escola é considerada por muitas pessoas um ambiente transformador, para isso o estudo das relações sociais vivenciadas pelo aluno devem ser levados em conta. Assim como o interesse que os alunos apresentam por determinados temas podem ajudar no aprendizado os temas com que eles têm certa recusa pra aprenderem e esses dois casos devem ser levado em conta e usado para a melhor convivência e ensino.
Mostrar aos alunos que eles já têm conhecimento em diversos temas e que o professor trabalha no papel de facilitador do conhecimento podem levar aos alunos a enxergarem o professor como amigo e assim possibilitar uma relação de confiança o que contribui muito para a aprendizagem.
Muitos dos professores tentam conseguir o respeito dos alunos através de atos autoritaristas e mesmo assim acabam por criar um bloqueio certo medo por parte dos alunos, mas devemos observar que para um bom processo de aprendizagem a autoridade do professor deve ser respeitada mesmo que o aluno sendo parte ativa do processo.
Sendo assim para que o processo de ensino-aprendizagem seja bem sucedido é necessário que ocorra a parceria entre professor e aluno visando sempre o bem maior da sociedade: a educação de qualidade.