Escritores da Liberdade - Análise
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
ANÁLISE DO FILME: ESCRITORES DA LIBERDADE
ANÁLISE
Questão 01
Eles se viam sem futuro, no meio de uma realidade de periferia, sem muitas oportunidades, onde a perspectiva era de sobrevivência, tendo em vista a criminalidade, a falta de estrutura familiar e as drogas.
Questão 02
Pode se destacar as cenas:
Quando um aluno começa a ser caçoado pelos colegas depois de circular pela sala, com uma caricatura de sua pessoa ressaltando estereótipos físicos dos negros. Assim ela começa a falar sobre gangues.
Quando a professora pergunta quem já foi alvo de tiros e todos os alunos levantam a mão.
Também quando organiza um passeio para um Museu que contava sobre o holocausto.
Questão 03
O principal ponto que o filme retrata é quando a professora Gruwell trabalha com os alunos o livro “o diário de anne frank”, criando um projeto de leitura e escrita, que permite relacionar o conteúdo pertinente aos conceitos científicos, através de um contexto em que os alunos estavam inseridos, onde os alunos poderiam registrar em seus cadernos o que quiseseem sobre suas vidas.
Questão 04
A professora Gruwell presenteia os alunos com um caderno para que os seus alunos o fizessem de diário, a partir desse diário e das experiências relatadas pelos alunos, pode-se produzir o livro “escritores da liberdade”, para a produção desse livro, os alunos tiveram que desenvolver algumas funções psicológicas superiores para que conseguissem relatar suas histórias, após a apropriação dos conhecimentos científicos de leitura e compreensão de texto, os alunos se desenvolveram no caráter social, Gruwell consegue mostrar aos seus alunos que os impedimentos e situações de exclusão e preconceito podem afetar a todos independente da cor, de pele, da origem étnica, religião, etc.
Questão 05
Pode se destacar as cenas:
Quando a professora Grwuell leva os alunos ao museu.
Quando a professora dá uma