analise ergonômica
1- Noções básicas de anatomia e fisiologia-identifica das limitações do organismo humano
O objetivo da ergonomia é adequar o ambiente de trabalho ao homem e para isso tem que ter conhecimento, sobre a anatomia e fisiologia do corpo humano.
Conhecendo as limitações do corpo humano, o profissional tem como solucionar problemas de sobre carga do trabalho. Tendo conhecimento de anatomia e fisiologia, compreendendo as reações adversas no organismo, através da localização e funcionamento dos órgãos. Ergonomia tem um olhar mais voltado para os sistemas locomotor, sanguíneo e respiratório.
1.1 Sistema locomotor
Dividido em:
a) Sistema esquelético: responsável pela sustentação, movimentação, proteção, armazenamento e liberação de substancias.
b) Sistema musculo-ligamentar: responsável pela movimentação, força e velocidade dos movimentos.
O ergonomista aplica seus conhecimentos principalmente na postura adotada pelo homem em seu local de trabalho.
2- Coluna vertebral
E dividida em 4 regiões (cervical, torácica, lombar e sacro- coccigena); possui 33 vertebras: tem 3 tipos de curvaturas (lordose cervical, cifose dorsal e lordose lombar ); entre as vertebras possui uma articulação cartilaginosa – o disco intervertebral - ,formado pelo anel fibroso e um núcleo pulposo. O núcleo pulposo tem a função de amortecimento das pressões e o anel fibroso que da sustentação flexível.
Finalidades da coluna vertebral: sustentação da parte superior do corpo, amortecimento de forças que incidem sobre o esqueleto e mobilidade da parte superior, a partir da cintura pélvica. O amortecimento e a mobilidade possuem limitações anatômicas.
2-1 Amortecimento de forças
É de responsabilidade dos discos intervertebrais. Eles protegem as vertebras e fazem a ligação fibrosa entre elas, fazendo que a coluna siga uma estrutura rígida e flexível.
As pressões são amortecidas pelos núcleo pulposo, que radiam a pressão