Analise ergonomica
CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL
THAYS MONTEIRO CARVALHO
RELATÓRIO
ANÁLISE ERGONÔMICA: RANCHO
OUT/2012
4. PROBLEMATIZAÇÃO
CATEGORIZAÇÃO DOS PROBLEMAS ERGÔNOMICOS
CLASSIFICAÇÃO
- Problemas Interfaciais: aqui se enquadram as posturas prejudiciais resultante de inadequação do campo de visão / tomada de informação, do envoltório acional / alcances, do posicionamento de componentes comunicacionais, com prejuízo para o sistema muscular e esquelético.
- Problemas Instrumentais: Esses são derivados de arranjos físicos incongruentes de painéis de informação e de comandos, que acarretam dificuldades de tomada de informações e de acionamentos, em face de inconsistência de navegação e de exploração visual, com prejuízos para memorização a para a aprendizagem.
- Problemas Informacionais / Visuais: são conseqüências das deficiências na detecção, discriminação e identificação de informações, em telas, painéis, mostradores e placas de sinalização, resultante da ma visibilidade, legibilidade e compressibilidade de signos visuais, com prejuízos para a percepção e para a tomada de decisão.
- Problemas Acionais: Manuais / Pediosos: esses são constrangimentos biomecânicos no ataque acional a comandos e empunhaduras; ângulos, movimentação e aceleração, que agravam as lesões por traumas repetitivos; dimensões, conformação e acabamento, que prejudicam a apreensão e acarretam pressões localizadas e calos.
- Problemas Comunicacionais: Orais / Gestuais: esses são gerados pela falta de dispositivos de comunicação a distancia; ruídos na transmissão de informações sonoras e gestuais; ma audibilidade das mensagens radiofônicas e/ou telefônicas.
- Problemas Cognitivos: são resultantes da dificuldade de decodificação, aprendizagem, memorização, em face de inconsistências lógicas e de navegação dos subsistemas comunicacionais e dialogais; resultam perturbações para