Analise ergonomica
ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO
* Análise Ergonômica do Trabalho (AET) e Laudo Técnico Ergonômico
1. Análise da demanda e do contexto
2. Análise global da empresa
3. Análise da população de trabalhadores
4. Definição das situações de trabalho a serem estudadas
5. Descrição das tarefas
6. Pré-diagnóstico
7. Observação sistemática
8. Diagnóstico
9. Validação do Diagnóstico
10. Sugestões de melhorias
11. Cronograma de implementação das medidas de melhoria
12. Acompanhamento da implementação das medidas de melhoria
Análise Ergonômica do Trabalho
Refere-se a NR17 (vide anexo) e à Ergonomia de forma abrangente, incluindo um estudo detalhado dos postos de trabalho a fim de detectar os fatores de riscos ocupacionais capazes de fornecer subsídios para as soluções ergonômicas para a empresa, adequando-a a legislação.
É um estudo realizado no ambiente de trabalho visando encontrar situações que possam dar origem as LER/DORT´s (originando prejuízos a todos os envolvidos no processo trabalho), decorrentes das cargas físicas do trabalho, que tem como origem: REPETITIVIDADE, POSTURA INADEQUADA, FORÇA EXCESSIVA e os fatores ambientais que envolvem DISPÊNDIO ENERGÉTICO. É aplicada em postos de trabalhos administrativos e operacionais com potencial de causar danos à saúde (critério exigido pela legislação brasileira desde 1990, NR 17).
A Ginástica Laboral é mais uma ferramenta disponível no sentido de prevenir o surgimento das doenças ocupacionais, melhorar a produtividade do trabalhador e contribuir para a melhora da qualidade de vida dos funcionários. Ela se caracteriza pela realização de exercícios específicos de aquecimento, alongamento e relaxamento dos músculos, tendões e ligamentos, além de técnicas de motivação e dinâmicas de grupo, sendo realizados no próprio ambiente de trabalho. As atividades são realizadas conforme indicação de um estudo biomecânico funcional e possui acompanhamento estatístico para controle dos resultados
“O