Quem são os demônios?
FANTASMAS, duendes, gênios, demônios são alguns dos termos usados para entidades espirituais que pessoas de várias religiões consideram más, boas ou as duas coisas. Outras pessoas não acreditam nisso porque acham que se trata apenas de superstição ou fruto da imaginação. O que a Bíblia diz sobre esse assunto?
A Bíblia ensina que o Criador é um espírito e que suas primeiras criações também eram espíritos. (João 4:24; Hebreus 1:13, 14) Além disso, a Bíblia fala de espíritos maus, às vezes chamando-os de demônios. (1 Coríntios 10:20, 21; Tiago 2:19) Mas ela não ensina que Deus criou os demônios. Então, quem são eles e como vieram a existir?
“Anjos que pecaram”
Quando Deus criou os espíritos, ele lhes deu livre-arbítrio. Isso significa que poderiam escolher fazer o bem ou o mal. Infelizmente, depois da criação do homem, um número não revelado de anjos escolheu fazer o mal por se rebelar contra Deus.
O primeiro e mais infame desses espíritos rebeldes se tornou Satanás. Ele “não permaneceu firme na verdade”, disse Jesus Cristo. (João 8:44) O que levou Satanás a se voltar contra Deus? Ele começou a cobiçar a adoração que pertence exclusivamente ao Criador e passou a agir de acordo com esse desejo, tornando-se um deus rival. Assim, ele fez de si mesmo “Satanás”, que significa “opositor”. Séculos mais tarde, antes do Dilúvio nos dias de Noé, outros anjos se juntaram a Satanás, abandonando sua posição no céu para se materializarem como humanos e viverem na Terra. (Gênesis 6:1-4; Tiago 1:13-15) Quando veio o Dilúvio, esses “anjos que pecaram” pelo visto voltaram para o domínio espiritual. (2 Pedro 2:4; Gênesis 7:17-24) Com o tempo, eles foram chamados de demônios. — Deuteronômio 32:17; Marcos 1:34.
Os demônios tentam influenciar as pessoas de muitas maneiras
Esses anjos desobedientes estavam agora numa situação bem diferente da que tinham antes da rebelião. Judas 6 diz: “Os anjos que não conservaram a sua posição original, mas