analise ensorial de alimentos
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
RELATÓRIO DO
TESTE TEMPO - INTENSIDADE
26 de novembro de 2014
Belém, PA
1 OBJETIVOS
Analisar com relação ao tempo estipulado em que a intensidade do sabor hortelã encontrou-se perceptível no produto (duas diferentes marcas de chiclete), através do teste tempo – intensidade.
2 MATERIAIS E MÉTODOS
2.1 MATERIAIS
Goma de mascar sabor hortelã das marcas Chiclets e Flic’s;
Copos descartáveis 50 ml;
Ficha de aplicação e lápis.
2.2 MÉTODOS Para a realização do teste tempo – intensidadefoi composta por umaequipe de 17 provadores, com idade variando de 18 a 25 anos, não treinados,sendo todos discentes da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Pará.Cada provador é orientado sobre o teste, e as amostras sãocodificadas com números de três dígitos aleatórios. Os provadores recebem em sua cabine individual duas amostras com chicletes de diferentes marcas, solicita-se que os provadores analisassem a intensidade do sabor de hortelã nos dois chicletes. Primeiramente no tempo 0, posteriormente a cada 5 segundos até o tempo total de 50 segundos, a fim de notar o gosto remanescente, e assinar por escala a nota para a intensidade do hortelã de cada chiclete de acordo com a ficha de aplicação.
3 RESULTADOS E DISCUSSÕES
Os resultados encontrados foram possíveis através das médias das intensidades dadas pelos julgadores para cada tempo já estipulado e posteriormente interpretados através do programa Excel.
Gráfico 1- Resultados das intensidades da goma de mascar (Flic’s) em decorrer do tempo.
Ao interpretar o gráfico podemos chegar ao resultado de que o sabor de hortelã permaneceu por 20 segundos mesmo não tendo uma intensidade elevada desse sabor, e após desse tempo os provadores perceberam uma diminuição rápida no sabor da goma.
Gráfico 2- Resultados das intensidades da goma de mascar (Chiclets) em