Analise dos personagens do "o cortiço"
No trabalho abordado, apresentaremos um breve resumo do personagem e de sua participação na obra de Aluísio de Azevedo – O Cortiço.
Personagens João Romão:
Protagonista. Personagem redonda porque influencia na vida de Bertoleza e porque é ele o mentor e construtor do cortiço.
Características:
Representa o português que veio para o Brasil e enriqueceu. É extremamente trabalhador. É amigado com Bertoleza e junto com ela constroem a sua fortuna. É movido por inveja e uma ambição sem limites que o torna capaz de trapaças, pequenos e médios furtos. Visto que os seus princípios são baseados em valores materiais, foi capaz de trair àquela que se dedicou a vida inteira por ele.
Porém mesmo sendo um homem de origens simples é capaz de reconhecer que o refinamento é algo importante e muitas vezes também parte do negócio para enriquecer mais. Bertoleza
Pricipal.
Características:
Representa os escravos. Crioula trintona, escrava. Trabalhadora, companheira e totalmente submissa ao seu amasio (João Romão). Apesar de nunca ter sido alforriada e acreditando que assim o era, viveu toda a sua vida fielmente ao lado de João Romão e sempre se comportou como escrava na dedicação ao trabalho.
Trabalhava de domingo a domingo. Nunca se queixava e nunca parava com os seus afazeres. Confiou cegamente em João Romão e não podendo contar que a trairia, se mata na cena final do livro. A importância da Bertoleza para a obra talvez esteja refletida na importância da mulher ao lado de seu marido, pois ela é um exemplo de fidelidade e companheirismo. Miranda:
Antagonista. Personagem redonda porque provoca inveja em João Romão que se move a partir disso para se tornar um nobre também.
Características:
Miranda é português e igualmente invejoso e ambicioso como o seu vizinho João
Romão. Tem um casamento infeliz e não pode suportar a felicidade alheia. Em nome da sua inveja traça objetivos para se tornar “melhor” do que João Romão e a prosperidade de seu cortiço.