Nonoai
O relatório que será apresentado a seguir foi elaborado pelas acadêmicas Caroline Frillich Bringhenti e Francieli Maria Gabiati, como forma de avaliação de Núcleo 03-Ciclo da Vida no Contexto Social e Profissional. O trabalho foi realizado a partir de duas visitas realizadas ao município de Nonoai-RS. A primeira visita será retratada no Capitulo I, no qual abordará segmentos da cidade de Nonoai, que foi visitada pelas acadêmicas no dia 24/08/2011, como: cultura, lazer, saúde, educação, aspectos econômicos, influência da barragem construída recentemente na vida dos moradores, além de outros aspectos importantes da cidade, como religião que é um dos maiores meios de turismo do município. A segunda visita será retratada no capítulo II. A visita foi realizada a casa da família Bringhenti, no dia 08/11/2011. Aspectos culturais, sociais e econômicos serão abordados. Assim, como também serão abordadas histórias interessantes da família, sua cultura, modo de vida, relacionando entre saúde/doença, sempre lembrando as fundamentações de acordo com a teoria de Bronfembrener.
1.0 Capítulo I
Neste capítulo será retratada a primeira visita à cidade de Nonoai, no qual serão abordados aspectos culturais, econômicos, religiosos e modo de vida da população Nonoaiense, a fim de relembrar o primeiro relatório apresentado. 1.1 História do Município Nonoai foi descoberta no ano de 1838, pelo desbravador João Cipriano da Rocha Loires, que era um civilizador de tribos indígenas e conhecedor das regiões que residia em Xanxerê (SC). O mesmo foi solicitado por comerciantes da região que se viam necessitados de uma nova estrada que conduzisse tropeiros que vinham do Norte do país para o sul, na compra de muares (gado).
O Sr. Rocha Loires começou a explorar o local em busca de um lugar favorável para a instalação da futura estrada, e partiu de Xanxerê-SC, passando pelo município de Chapecó-SC, chegando ao Porto Goio-Ên, seguiram por Erechim já