Analise do Video - pro dia nascer feliz
O vídeo “Pro Dia Nascer Feliz”, aborda a realidade da escola pública no Brasil, infelizmente de norte a sul do país a história se repete, escolas precárias, professores mal remunerados, desestimulados e doentes, verbas insuficientes, alunos em situação de risco, ausência família, crianças fora da escola, ou os que nela se encontrar muitas vezes não conseguem aprender a ler e escrever com “competência”.
É evidente que mesmo não acreditando em uma escola redentora, precisamos investir em capacitação aos professores, precisamos ter consciência política para trabalharmos em favor de nossos alunos. Professor e aluno não podem ser “inimigos”, mas companheiros que compartilham um interesse em comum “educação com qualidade”. A postura apresentada pela professora no vídeo confrontando-se com os alunos em nada contribui para que os alunos possam se assumir como cidadãos conscientes. Percebe-se que falta a muitos professores conhecimento teórico-prático, ou ainda falta-lhe uma educação de qualidade, ou seja, para dar educação de qualidade o professor precisa primeiro recebê-la.
Gostaria de compreender como a escola pode efetivamente trabalhar em parceira com os pais, pois sabemos que hoje esta em voga que esta parceria pode melhorar de forma significativa e contribuir para uma educação de qualidade, no entanto, como a escola pode transpor de fato e de verdade a distância cada vez maior das famílias com a educação de seus filhos?
Os problemas abordados no vídeo são de ordem social, econômica e política, percebem-se jovens carentes sem oportunidade, advindos de comunidade carentes, onde prevalecem problemas sociais como drogas e violência. O vídeo abordar uma questão muito relevante como uma das formas de superar tais problemas que é a oferta de atividades culturais desenvolvidas dentro da escola. Proporcionar aos jovens acesso a cultura é sem duvida fundamental para o desenvolvimento de uma cidadania plena.
O vídeo abordar uma pontinha do “iceberg”,