Analise do Posto de trabalho Merendeiras
Autores Filipe Mendes, Cleison Oliveira e Thiago Antunes
Instituição Centro Federal Celso Suckow da Fonseca- CEFET Rj Uned NI
Trabalho de Ergonomia
Introdução
O estudo consiste em analisar a saúde e a forma como o trabalhador age durante o período designado para trabalhar, dessa forma foi escolhido um posto de trabalho que exija do trabalhador seja uma atenção especial, seja um esforço físico mais acentuado, enfim como o corpo lida com essa carga de comprometimento e esforço por parte dos trabalhadores. O Posto de trabalho analisado será o de merendeiras, que são as trabalhadoras que preparam alimentação em grande escala para organizações governamentais majoritariamente, e nesse caso será analisado o trabalho das merendeiras nas escolas, que o que tem maior demanda de profissionais do ramo e é aonde se tem o maior contato durante uma parte da vida e de grande importância é o ambiente escolar. O estudo pretende traçar um perfil do ambiente de trabalho das merendeiras, os movimentos, maquinário, enfim todos os aspectos ambientais, antropométricos, entre outros do posto de trabalho estudado nas escolas.
Objetivo
É traçar do ponto de vista ergonômico o posto de trabalho merendeiras, no ambiente escolar, e detalhar após analise os aspectos: ambiental, antropométrica, psicológica, gestos e movimentos, social, enfim, de todos os aspectos de uma analise ergonômica do trabalho. Será feito visitas técnicas para traçar o perfil e fazer analise do que pode ser melhorado nesse posto de trabalho.
Revisão de Literatura
1-A ergonomia no posto de trabalho merendeira
A Ergonomia evidencia a distância entre o trabalho prescrito e o trabalho real. Segundo Vidal (1985) isso ocorre devido à variabilidade que constitui o mundo do trabalho. Essa variabilidade não é só de ordem externa (condições e meio de trabalho), mas também referente aos/as próprios/as trabalhadores/as (fadiga, envelhecimento e alterações bioquímicas). É