Analíse da cobertura política da rádio cbn
Prof:
Aluno
1 Introdução
O presente trabalho analisa a cobertura política regional da cidade de Londrina realizada pela rede de rádio brasileira, Central Brasileira de Notícias (CBN), no período de 4 a 12 de abril de 2013. O intuito é evidenciar como os jornalistas da emissora local abordam suas matérias de acordo com o que se define entre informação e opinião. Para Franklin Martins (2005, p.13)
“O jornalismo político no Brasil passou por grandes mudanças nas últimas décadas. A mais importante delas é que, hoje em dia, a maior preocupação da cobertura é informar o leitor, e não convencê-lo a adotar determinadas ideias.“
O objetivo é verificar como era realizado o trabalho antigamente e como está sendo tratada a notícia nos dias de hoje, mais especificamente pela CBN Londrina. Observar qual é o enfoque que a mídia trata o tema política em seu veículo de comunicação.
2. Desenvolvimento
Analisando reportagem veiculada no dia 5 de abril, “Mesmo com o pagamento de parte dos atrasados, merendeiras ameaçam entrar em greve”, por Cláudia Lima. A jornalista entrevista apenas a diretora-presidente do Sindicato da categoria, Dóris Andrade da Cruz, e descarta a oportunidade de conversar com merendeiras ou alguém do poder municipal. Cláudia Lima não faz críticas diretas a prefeitura, apenas responsabiliza a empresa Denjud Refeições Coletivas, mas sem o entusiasmo de reportagens como de Carlos Camargo ou JB Faria, da Paiquerê AM, por exemplo.
Franklin Martins destaca que é preciso (2005, p.47) “Conversar todos os dias com muita gente, de todos os tipos, das mais variadas origens e com os mais diversos interesses. (....). Martins afirma que boa parte da luta política resume-se à disputa entre as diferentes versões do mesmo fato.
O jornalista cita o exemplo da diferença de cobertura dos veículos de imprensa para a eleição de Getúlio Vargas contra o brigadeiro Eduardo Gomes na década de 50 e petista Luis