historia do jornalismo no brasil
Comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si dividindo e trocando experiências, é também a representação de uma realidade, sem ela toda eu viveríamos isolados.
Para que seja feita uma boa comunicação alguns pontos são indispensáveis:
Fonte: Quem comunica.
Receptor: Quem está do outro lado.
Mensagem: O que se comunica (Fala, escrita, gestos, olhares, movimentos do corpo).
Signos: As formas como as ideias são representadas
Meios: O que é usado pelos interlocutores para transmitir as mensagens.
Por definição o Jornalismo é a procura e a divulgação de informações por meio de veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet. O jornalista é o profissional da notícia. Ele investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, entrevistas e artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. Senso crítico, capacidade de expressão, domínio do português e de técnicas de redação são fundamentais no exercício da profissão.
Claro que o Jornalismo tem uma abrangência muito maior, porém, esse pequeno texto resume de forma clara e objetiva as principais atividades de quem planeja trabalhar como jornalista.
O trabalho tem por objetivo compreender um pouco mais sobre a História do Jornalismo no Brasil. O inicio da imprensa (14 anos antes da separação do Brasil de Portugal), os acontecimentos históricos, como ele se desenvolveu, quem são os principais personagens que fizeram história no Jornalismo do Brasil e como é visto nos dias de hoje.
HISTÓRIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NO JORNALISMO 1.1 História do Radiojornalismo no Brasil
Em 1923 o Governo autorizou a veiculação de comerciais a partir de mídias. O novo veículo de comunicação ganhou impulso, nesse ano, com o surgimento da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, criada por Roquette Pinto. Movido a válvulas alimentadas por energia elétrica, o rádio ganhou