Estilo: bakhtin: conceitos- chave.
Estilo: Bakhtin: conceitos- chave.
No livro organizado por Beth Brait “Estilo” na linha Bakhtiniana recupera-se conceitos que produzem conhecimentos nos estudos lingüísticos e nas ciências.
Pesquisadores envolvidos com as particularidades do pensamento bakhtiniano e com sua produtividade na construção do conhecimento situam-se em sua origem, conceitos como análise e teoria do discurso, diálogos, interdiscursividade e intertextualidade. Além disso, três capítulos discutem perspectivas que dialogam de forma polêmica com importantes tendências filosóficas e teórico-analíticas da atualidade.
Para professores e estudantes de letras e linguística, este livro traz importantes contribuições para a compreensão da arquitetura bakhtiniana. Também neste, o conjunto do pensamento bakhtiniano é surpreendido em momentos de real produtividade para a compreensão da linguagem e para o desenvolvimento de seu estudo. Assim, mais alguns dos conceitos-chave, que continuam produzindo conhecimento nos estudos lingüísticos e literários e nas ciências humanas de maneira geral, estão recuperados e reconhecidos em textos/discursos verbais, visuais e outros.
Como conceitos e termos antes aplicados à literatura hoje são válidos para os veículos de comunicação de massa. Como essas teorias contribuem para a análise de textos e discursos reflexivos? Em Bakhtin: conceitos-chave, pesquisadores renomados explicam termos essenciais à compreensão da arquitetura bakhtiniana diante da linguagem e da vida. Conceitos como ato, polifonia e ideologia são analisados e interpretados de forma pontual. Para estudantes e iniciantes das ciências da linguagem, a obra é indicada ainda para estimular o diálogo com conhecedores, como professores e pesquisadores de