Analise do plano de politica socioambiental contido dentro do projeto c1
Este trabalho tem por objetivo, fazer uma analise sobre um plano de politica voltada para o meio ambiente, identificando se o mesmo está em conformidade com a as leis, e com a realidade socioeconômica vigente. Se fizermos um passeio pela história do país, mais precisamente em meados da década de 70, período marcado pela forte exploração da natureza, onde o crescimento industrial crescia de forma desenfreada, sem a mínima preocupação com o meio ambiente.
Com a promulgação da Lei 6.938/81 o país passou a ter formalmente uma politica de Nacional de Meio Ambiente, uma espécie de marco legal para todas as politicas publicas de Meio Ambiente, onde seria desenvolvida pelos órgãos federativos.
Antes de a lei entrar em vigor cada Estado e Município tinha autonomia para eleger as suas normas politicas em relação ao meio ambiente de forma independentes, embora na pratica poucas realmente demostravam interesse pela temática.
Nós últimos anos é notório as multiplicações de iniciativas de avaliação ambiental estratégicas no Brasil. Com isso vêm também se intensificando a criação de Conselhos, Comitês e diversos outros órgãos moderadores, que controlam as ações, formulam politicas, e realiza o controle, coordenação fiscalizando o desempenho das instituições governamentais e não governamentais que compõem a rede de serviços e defesa do Meio Ambiente.
A seguir vamos conhecer dentro do Projeto C1, o plano de Politica de Responsabilidade Socioambiental da YamanaGold.
Desenvolvimento
A Lei 6.931/81 da Politica Nacional do Meio Ambiente, em seu Artigo 2º fala sobre a responsabilidade de se preservar, melhorar e recuperar a qualidade ambiental, além de propiciar a vida, visando assegurar no país condições ao desenvolvimento sócio econômico aos interesses da segurança Nacional e a proteção da dignidade da vida humana.
Não se pode falar em desenvolvimento sócio econômico sem falar em Impacto sobre o Meio Ambiente. Por isso e tão comum escutarmos falar em