Referencial teorico comunicação
Segundo MAXIMINIANO ANTÔNIO CÉSAR AMARÚ comunicação significa troca de informações, tornar comum aos outros as suas idéias,Esse conceito preza o fato das pessoas poderem entender umas às outras, expressando pensamentos e até mesmo unindo o que está isolado.
O processo de comunicação compreende a transmissão de informações deforma clara e objetiva.
OS elementos da comunicação são: emissor, receptor, mensagem, canal de comunicação, ruídos e feedback.
O processo de comunicação sempre envolve uma fonte que é o emissor,ele é o responsável por emitir a mensagem, através de algum meio, para um destinatário que é o receptor.
As mensagens são codificadas, ou seja,traduzidas,de modo á que todos entendam.
A mensagem deve ser passada por algum meio de comunicação: conversação,telefonema,e-mail,memorando ou outro.do outro lado a mensagem é decodificada pelo receptor se ele estiver usando o mesmo meio ou sistema do emissor.
Ruídos são interferências na comunicação que distorcem a mensagem ou impede a transmissão eficaz da informação.
Segundo IDALBERTO CHIAVENATO as pessoas não vivem isoladas nem são auto-suficientes, elas se relacionam continuamente umas com as outras por meio de algum meio de comunicação,ele ressalta que comunicação é a transferência de informações,e a maneira de se relacionar com os outros através de idéias ,a comunicação envolve transações uma ou mis pessoas.
Em toda comunicação há quem envia é quem recebe a mensagem, para IDALBERTO existem três conceitos de suma importância para a perfeita comunicação, dado, informação e comunicação.
Emissor ou fonte é a pessoa que emite a mensagem, transmissor ou codificador é o equipamento que liga a fonte ao canal.Canal é a parte do sistema que separa a fonte do destino.
Receptor ou codificador é o equipamento situado entre o canal e o destino.
Destino é a pessoa, coisa, processo para qual a mensagem é enviada,é o destinatário da comunicação.
Ruídos são perturbações