analise do livro pinoquio as avessas
Este trabalho tem como objetivo realizar uma reflexão e analise sucinta sobre as abordagens estudadas até o momento, sendo então elas: tradicional, comportamental e humanista. Podemos observar em toda a história uma preferência do autor pela abordagem humanista, pois Felipe, protagonista, sempre muito curioso, vivia indagando perguntas nas quais seus pais não sabiam responder, porém suas duvidas nem sempre eram didáticas e de praxe escolar, mas duvidas a respeito do mundo de acordo com a vivência corriqueira. Mesmo se acostumando com o padrão didático de ensino, crescendo, se formando e tendo uma profissão de prestigio Felipe continuará a ficar com uma duvida que foi indagada a professora ao primeiro dia de aula, na qual não foi respondida pois não estava no cronograma escolar. Fazendo então com que apesar de todo o sucesso profissional ele venha a ser infeliz, ele esperava que a escola respondesse todas suas questões e ao chegar na mesma percebeu uma realidade diferente da qual imaginava.
SINTESE COM A COMPARAÇÃO
Na abordagem Tradicional uma das características encontradas é o processo ensino- aprendizagem que não se fundamenta implícita ou explicitamente em teorias empiricamente validas, mas numa pratica educativa e na sua transmissão através dos anos. Trata-se de uma concepção e uma pratica educacional que persistiram a fornecer um quadro referencial para todas as demais abordagens que a ela se seguiram. O papel do professor se caracteriza pelo conhecimento, independentemente do interesse e a vontade do aluno, o qual, por si só. Nela o aluno é como uma tabula rasa, em branco e sem conteúdos, que precisa ser preenchido para poder se transformar em gente. Se analisarmos esta abordagem notaremos que a mesma tende a ser mais pedagógica.
Assim como é encontrado na Tradicional, a Comportamentalista também tem como base o empirismo, nela o conhecimento já é existente e encontrado presente na realidade exterior e é resultado direto da experiência.