Analise do LIvro Pinoquio as avessas
Trabalho de APS – Atividade Prática Supervisionada – sobre a reflexão sobre o livro Pinóquio as Avessas de Rubens Alves e Mauricio de Sousa - apresentado a Disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem do curso de Psicologia da Universidade Paulista orientado pelo Professor Mestre Ricardo Eleutério dos Anjos, como requisito parcial para obtenção de nota.
ARAÇATUBA
2013
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho consisti na reflexão entre o livro Pinóquio as Avessas de Rubens Alves e Mauricio de Sousa e os modelos pedagógicos diretivos, não diretivos e relacional.
2 reflexão
O autor inicia sua obra com uma citação de Fernando Pessoa, onde a mesma retrata toda a intencionalidade da sua proposta, “Sou o intervalo entre meu desejo e aquilo que os desejos dos outros fizeram de mim”, que voltado para o livro às crianças nascem de pau e, só depois de passarem pela escola, ficam crianças de verdade, que em sua proposta às avessas, inicia a história transformando o boneco de pau, Pinóquio, em menino de carne osso, e cria os personagens: o pai e um filho, Felipe, que estabelecem um diálogo com reflexões sobre a necessidade de ir à escola para obter a condição de aprendizagem e passar a ser gente de verdade. A não ida o faz vitima de um castigo como o de Pinóquio: torna-se burro, o que desperta na criança, mesmo sem entender muito, a importância de ir à escola é que esta é a condição necessária para ser gente, e a preocupação de ainda não ser pelo fato de ainda não ter ido à escola, que em relação às escolas tradicionais o conhecimento é transmitido através dela, com conteúdos pré-estabelecidos para formar o aluno.
Com esses conteúdos pré-estabelecidos, o autor se distancia um pouco da história de Pinóquio, para abordar a relação educação entre pais, escolas, professores e a formação da criança. Começa pela questão sobre