Análise do livro Pinóquio as Avessas
O Becher apresenta os métodos pedagógicos tradicionais onde o professor é a figura de referencia na formação do aluno. Os métodos descritos por ele são: Pedagogia Diretiva - Onde o professor fala e o aluno escuta, de forma autoritária levando á morte da crítica, da criatividade e da curiosidade; Pedagogia Não-Diretiva - Nesse método o professor é apenas um facilitador aso alunos, onde interfere o mínimo possível permitindo que o aluno faça e descubra, acreditando que o aluno pode aprener sozinho; Pedagogia Relacional - Nesse método o professor expõe e explora o material para aprendizado proposto e após solicita aos alunos que representem o tema abordado por meio de desenho, escrita, pintura, etc., pois acredita que o aluno soh aprenderá alguma coisa se ele agir e problematizar a sua ação.
Esses métodos se assemelham aos métodos aprensentado no livro Pinóquio as Avessas, tanto no método de ensino do pai do personagem qnto dos professores onde o pai estimulava o conhecimento sendo um facilitador e os professores são autoritários ao permitindo a critica e a criatividade.
O Rogers faz uma abordagem mais popular conhecida como "terapia centrada na pessoa" ou "terapia centrada no cliente" onde ele acredita que cada indivíduo tem uma uma tendência inata de apreder e se desenvolver, no potencial do "eu" como ser autônomo.
Seu método é encontrado no personagem principal do livro quando ele demonstra curiosidade e auto descoberta por meio de análises e meditações sobre os assuntos abordados no decorrer da história.
O Snyders cria uma nova abordagem pedagógica chamada Pedagogia Progressista, onde após criticar métodos tradicionais e novos, ele cria um método atualizado e mais eficaz segundo sua visao. Esse método tem como base a cultura onde o professor prepara o aluno não apenas de conhecimento mas também o prepara para que seja inserido na sociedade de forma que possa contribuir e transforma-la.
Seu método acredito que seja