Analise do filme cidade de Deus
Psicologia Social Professor Maurilio
UNIP – PSICOLOGIA
2º SEMESTRE – 2013
A Psicologia Social estuda o Comportamento Social entre indivíduo e sociedade. Sobre a influência do positivismo e liberalismo. Foi importada da America para o Brasil com base teórica em ciências naturais e empirismo, seguindo o método de individualização.
Houve a necessidade de trazer a psicologia social para a nossa realidade. Foi criada a Associação Brasileira de Psicologia Social (ABPSO). Onde eram produzidos conhecimentos científicos com raízes na realidade brasileira, sob uma perspectiva sócio-histórica.
Neste relatório iremos analisar os aspectos psicológicos e sociais do filme Cidade de Deus.
Filme
O filme Cidade de Deus, relata de forma dramática o surgimento e o desenvolvimento da criminalidade na favela. Onde é imposta leis e ordens constituídas pelo tráfico.
Dentro deste contexto, era comum a violência e a criminalidade. Os moradores precisavam adaptar-se ao convívio com vários criminosos (homicidas, traficantes, estupradores. etc.). Dentro da favela também existia regras que era imposta pelo trafico, onde não podia matar e roubar dentro da Cidade de Deus e quando não era respeitada havia punições. Sendo assim, os moradores tinham a impressão de segurança.
Conforme a vivencia com a criminalidade, as crianças ficam orgulhosas em matar ou roubar. Assim estabelecem um padrão de vida, cujo objetivo é ser o melhor na criminalidade. O personagem Zé pequeno vive isso no filme. Desde criança era cruel e tinha como objetivo dominar a favela, ser o dono da Cidade de Deus. E este o sonho se construía a cada crime.
A estória da Cidade de Deus, foi relatada pelo personagem chamado Buscapé.
Buscapé era um menino pobre e negro, estava bastante amedrontado com a idéia de se tornar um bandido. Gostava de fotografar e descobriu através da fotografia uma visão de vida diferente.
Análise.
O Filme discorre a estória sobre uma criança que