Análise Filme Cidade de Deus
1. Assim que nasce e cresce, o ser humano é exposto a regras, normas, valores e costumes da sociedade em que está inserido, essa exposição é determinante na construção da subjetividade do homem, pois é através da subjetividade que o mesmo se instala, se comporta, responde ao meio onde vive. No filme Cidade de Deus, Dadinho (mais tarde passará a ser chamado de Zé Pequeno), está inserido na favela, vive nesse mundo, sua subjetividade, sua forma de se adaptar e responder a esse mundo foi construído para a violência, para a agressividade, o local onde Dadinho/Zé Pequeno cresceu, foi determinante para a construção violenta e marginal do mesmo.
2. Na socialização primária, a criança aprende e interioriza tudo o que é necessário para sua sobrevivência na sociedade onde está inserido. No filme, Cidade de Deus, Dadinho nasce na favela, uma favela em crescimento, o menino aprende e internaliza o jeito como falar na comunidade, quais as regras, os costumes do lugar, bem como os comportamentos necessários para sua sobrevivência no local. A socialização primária é uma etapa muito importante para a criança, pois deixa marcas que serão levadas por toda a sua vida, já que é aí que se constrói o primeiro mundo do indivíduo.
3. Na socialização secundária, é o momento onde as pessoas aprendem a viver em grupos, é qualquer processo subsequente que introduz um indivíduo já socializado em novos setores, existindo uma aprendizagem das expectativas que a sociedade ou o grupo depositam no indivíduo. No caso de Dadinho, é quando o menino começa a andar com o trio ternura, quando ele é inserido literalmente na marginalidade, quando Dadinho pensa em um plano para um assalto à um motel, quer participar ativamente do assalto, mas é impedido pelos comparsas, porém, isso não impede do menino fazer aquilo que ele mais queria com o assalto: matar pessoas.