Análise fílmica - Cidade de Deus
Salvador
2014
Análise fílmica
Trabalho apresentado para a disciplina de sociologia do
Instituto Federal da Bahia – Salvador.
Salvador
2014
Filme a ser analisado
Cidade de Deus
Objeto
A influência que o descaso do Estado, com as necessidades básicas de um individuo, tem sobre a ilusão que a criminalidade é a única opção para os moradores de favelas no Brasil.
Resumo
Cidade de Deus é um filme lançado no ano de 2002, com direção de Fernando Meirelles e leva o nome de uma das maiores favelas do Rio De Janeiro. O filme se passa dentro dessa comunidade e mostra a vida das pessoas dentro dela, suas relações entre si, com a criminalidade e como isso afetava suas vidas.
Através das cenas, vemos como o mundo do tráfico de drogas e da bandidagem regia a vida daquelas pessoas ao ponto do traficante ser, praticamente, o “dono” da favela e a personificação do bem o do mal, a quem se deve temer e respeitar. E, apesar de tantos crimes, esse mesmo traficante nunca era punido, pois a polícia que deveria prendê-lo era a mesma que o ajudava, fornecendo armamentos e trocando sua liberdade por dinheiro.
Além do traficante, o Zé Pequeno, outros personagens se destacam, como Bené, que era seu braço direito, mas resolve abandonar a vida de crimes por amor. Ao focar nele, vemos a proporção de como essas pessoas tem vidas “normais” e conseguem balancear as relações, pois ao mesmo tempo em que matam e roubam, são amigos, companheiros e familiares de alguém.
Justificativa
O filme Cidade de Deus foi escolhido por abordar o conteúdo da criminalidade nas favelas do Brasil, onde assaltantes é visto como um “herói” e é protegido pelos moradores por ajuda-los na sobrevivência de sua família. Muitas vezes acontece uma troca de favores: os morados não dizem nada para a polícia, e em troca esses marginais ajudas de custo. No