Analise do departamento de compras corporativo
ANALISE DO DEPARTAMENTO DE COMPRAS CORPORATIVO
1- CONSIDERAÇÕES:
Considerando que a empresa analisada seja uma Indústria de equipamentos de Automação Industrial e possui um sistema de informações integrado, possui cinco Unidades de Negócios distribuída nos seguintes Estados:
Unidade 1 – São Paulo - MATRIZ
Unidade 2 – Paraná
Unidade 3 – Santa Catarina
Unidade 4 – Bahia
Unidade 5 – Mato Grosso do Sul
Após conhecer as operações desta empresa pede-se as seguintes analises sobre o Departamento de Compras Corporativo:
1- Como funciona o fluxo operacional das compras de Matéria Prima, Serviços de Transportes de MP, Embalagens, Material de Limpeza, Imobilizado, Contratos de Aluguel, Serviços de Energia Elétrica. (Esclareça de forma macro)
As diversas Unidades solicitam ao Departamento de Compras suas necessidades a curto, médio e longo prazo, além das necessidades urgentes. Tais solicitações abrangem materiais permanentes, de expediente, limpeza, informática, matéria prima, embalagens, serviços etc. Alguns desses são regionalizados, enquanto outros dependem de parecer da matriz, assim como alguns exigem planejamento e outros não. Em um sistema integralizado o pedido passa por um Workflow que liga os setores. Quando o sistema não possui esta ferramenta, é feito manualmente. viabilidade econômica e financeira. Se aprovado, segue o trâmite normal, se não, volta ao usuário. Ao chegar ao Departamento de Compras, será feita a identificação dos melhores preços, maiores prazos de pagamento, menor tempo de entrega, ou seja, as condições mais benéficas para a empresa. O fornecedor liquidará junto ao Departamento Fiscal, que conferirá se todas as exigências foram cumpridas, especialmente as notas fiscais, prazos etc. Nesta última fase, o material segue para o estoque, venda direta, usuário ou fábrica. Lembramos que após o Departamento Fiscal é feita a devida contabilização e lançamento em