Analise de transportes
Autores: JOSE JAIR GIOVANELLA.
PROFESSOR: IVANDEL HAMBUS
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
LOGÍSTICA (LOD0081) – Prática Módulo III
28 /11/2012
RESUMO
O transporte é um componente fundamental no sistema logístico, absorvendo cerca de dois terços do custo logístico. Num contexto macroeconômico, também representa forte influencia; nos países desenvolvidos o transporte chega a representar uma fatia entre 9% e 10% do Produto Nacional Bruto (PNB) desses países. O sistema de transporte também os diferencia dos países em desenvolvimento à medida que não precisam concentrar regionalmente produção e consumo, alcançam mercados distantes, reduzem custos, e entregam no prazo adequado, devido à eficiência e eficácia de seu transporte. Nesse contexto os prestadores de serviço de transporte de carga exercem importante papel nessa ligação. O presente trabalho visa contemplar as características desses prestadores de serviço que atuam no transporte de mercadorias e enfrentam enormes dificuldades para conseguirem realizarem suas entregas como: estrada mal conservada distancia continentais excesso de burocracia e clima adverso.
Palavras-chave: A complexidade de movimentação de bens e o avanço já alcançado. 1 INTRODUÇÃO
Desde os primórdios o transporte de mercadorias tem sido utilizado para disponibilizar produtos onde existe demanda potencial, dentro do prazo adequado às necessidades do comprador.
As principais funções do transporte na logística estão ligadas basicamente às dimensões de tempo e utilidade de lugar. O transporte tem a função básica de proporcionar elevação na disponibilidade de bens ao permitirem o acesso a produtos que de outra maneira não estariam disponíveis para uma sociedade ou estariam apenas a um elevado preço.
Mesmo com o avanço de tecnologias que permitem a troca de informações em tempo real, o transporte continua sendo fundamental para que seja atingido o objetivo logístico, que é o